Compartilhar


Visão de Futuro

Ser uma escola de referência pelo trabalho desenvolvido, cuja qualidade seja perceptível  na postura e no cotidiano do nosso educando.

Missão da Escola

A Escola “Construindo os Primeiros Passos” tem como missão educar para a cidadania oferecendo uma educação de qualidade baseada nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

"Sei que não fui eu que te escolhi

Mas tu me escolheste

Da mesma forma ajuda-me a dar 

Os primeiros passos"

            (Música - Vida Reluz)

Filosofia

A Escola "Construindo os Primeiros Passos", ao pensar sua prática pedagógica, resgata os quatro pilares da educação: "aprender a conhecer, aprender a conviver e aprender a ser".

Aprender a conhecer indicar o interesse, a abertura para o conhecimento que verdadeiras liberta da ignorância. Para isso, e necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir e reconstruir o conhecimento, para que ele não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.

Aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr risco, de errar mesmo na busca de acertar. Não basta preparar-se com cuidado para inserir-se no mercado de trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer uma série de técnicas a ser trabalhadas.

Aprender a ser explicita o papel do cidadão e objetivo de viver. É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoa, pensamento autônomo e crítico, iniciativa e crescimento integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo. O ensino aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimentos é que tem sido objetivo de preocupação constante, pois ensinar deverá ceder lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer síntese e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim ser socialmente competente.

Didática

Uma educação fundamentada nesses pilares sugere alguns procedimentos didáticos que lhes sejam condizentes.

·         Relacionar o tema com a experiência do estudante e de outros personagens do contexto social;

·         Desenvolver a pedagogia da pergunta;

·         Proporcionar uma relação dialógica com o estudante;

·         Envolver o estudante num processo que conduz a resultados, conclusões ou compromissos com a prática;

·         Oferecer um processo de auto-aprendizagem e co-responsabilidade no processo de aprendizagem;

·         Utilizar o jogo pedagógico como princípio da construção do texto;

·         Fazer com que o aluno adquira competências e habilidades: competências para que use sua inteligência para estabelecer relações com o que deseja aprender e habilidades para que, com as competências adquiridas, saiba fazer, realizar...